Ser pai, em outras palavras, é ser o espelho para os filhos. Por meio dos atos paternos, os filhos encontram o alicerce para evoluir e, naturalmente, tornar-se homens e mulheres de valor. Muitas vezes, os modelos são determinantes para a construção de histórias de sucesso. Prova disso, é a história do professor Ricardo Feltre, um dos fundadores da Editora Moderna, que define a construção da empresa a partir da sua relação de sucesso entre seus filhos. “Quando fundei a Moderna, a editora tinha apenas seis funcionários. Meus filhos trabalharam comigo, e um deles, o Ricardo, foi meu braço direito na área comercial. Também colaborou na elaboração dos meus livros. Já o Eduardo introduziu toda a parte de computação gráfica na Moderna, quando ninguém sabia o que era isso, nos anos 90.”
O reconhecimento desse espelho paterno, pode ser percebido nas palavras de Ricardo Arissa Feltre, filho do fundador da Editora Moderna.
“Obrigado Pai!
Aprendi que a vida não é fácil nem eterna.
Aprendi que nós somos o que fazemos, e não o que falamos.
Aprendi que perseverar com humildade, é o melhor caminho.
Mas, sobretudo, aprendi com as ações dos curiosos inconformados, como você.
Esses valores não são facilmente percebidos no dia a dia das relações familiares, porém, tornaram-se concretos, para meu irmão Eduardo e eu, quando fomos trabalhar na Editora Moderna. Aquela organização era profundamente talhada pelos seus valores, pai, professor Ricardo Feltre.
Como fundador, seus valores moldaram a cultura corporativa da Editora Moderna.
Cultura baseada em transparência, honestidade de princípios, simplicidade e muito trabalho. Essa força, que pulsava em cada colaborador, foi o cimento que construiu essa grande empresa.
Logo percebi que meu lugar era o de um continuador dos excelentes valores herdados.
Aprendi, optei e me dediquei a ser um continuador-gestor da empresa.
Meu irmão Eduardo pôde se dedicar às novas tecnologias e às fronteiras do negócio editorial.
Tenho o maior orgulho de todos com quem trabalhei e dos projetos que foram realizados.
Na Moderna, me percebi como profissional; como pessoa; como filho; e como pai.
Como antigo colaborador, muito obrigado, professor Feltre.
Como filho, muito obrigado por tudo, querido pai”.
A Santillana Brasil parabeniza todos os pais! No próximo dia 9 de agosto, aproveite para revelar todo o seu carinho e afeto.