Itens com a tag criatividade .

O não pode ser bom!

O não pode ser bom!

 

Em qualquer iniciativa, no âmbito profissional ou pessoal, o medo de receber uma negativa é bastante comum. Inicialmente frustrante e desmotivador, as pessoas têm extrema dificuldade em digerir os “nãos” recebidos no cotidiano. Desde a infância, o ser humano passa a conviver com diversas situações negativas, que, como se sabe, são importantes para o processo da formação.

 

É comum a pessoa cair na armadilha de chatear-se e ficar remoendo uma resposta negativa por muito tempo. Mas anime-se! Isso pode ser mais positivo do que parece, porque entender o motivo das negativas recebidas é um exercício valioso. O não pode servir de combustível para o aperfeiçoamento contínuo, um incentivo para refletir sobre melhorias nos aspectos pessoais e profissionais.

 

O mundo corporativo está cercado de desafios que exigem “jogo de cintura”, criatividade e assertividade para aceitar as situações. O não é um deles e deve ser encarado com naturalidade. Feedbacks negativos, por exemplo, têm que ser superados, pois fazem parte do amadurecimento profissional. Esse exercício de aceitação, feito com perseverança, é fundamental para que muitas respostas negativas, futuramente, transformem-se em positivas.

 

A Santillana Brasil quer saber: os nãos recebidos te impulsionam para novos caminhos?

Mantenha sua motivação, mesmo em um ano de crise

 

Estamos no final do 1º semestre de 2015 e as previsões de um ano difícil vêm se confirmando. As perspectivas do baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), poucos investimentos e inflação, acabam por desmotivar os profissionais que almejam evoluir profissionalmente.

 

E contrariando as previsões negativas, o momento é de mostrar capacidade e disposição para enfrentar os desafios e apresentar novas ideias e novos projetos. A palavra é ousar e manter-se atento aos seus pontos fortes, revelando-se capaz de enfrentar com equilíbrio as adversidades. Mesmo que haja momentos de desânimo, é preciso mudar o pensamento, mantendo-se positivo e buscando apoio das pessoas ao redor.

 

Além da confiança e da automotivação, que devem fazer parte desse período, o profissional precisa estar atento às finanças, estruturando um planejamento familiar e eliminando gastos desnecessários. É importante saber investir o dinheiro, para obter mais produtividade, realização pessoal, e lidar com possíveis contratempos ao longo do ano.

 

Estar motivado em épocas de crise é um dos desafios do mundo corporativo. Cabe a cada profissional identificar suas oportunidades de melhoria e propor a mudança, afinal, se queremos mudança no mundo, nem que seja no mundo corporativo, devemos começar por nós.