Voltar

O que move os profissionais?

O que move os profissionais?

 

Em uma equipe é comum observar que cada membro possui características diferentes ao lidar com o trabalho. Alguns são mais produtivos, comprometidos e com foco em resultados, outros trabalham sem alegria e apenas para cumprir com as suas obrigações. A diferença entre eles tem um nome: motivação.

 

O termo é de fácil compreensão, mas efetivamente fica a pergunta: o que move o profissional? Para responder, antes é preciso contextualizar o que é motivação, que pode ser definida como o combustível que impulsiona o profissional a oferecer o melhor em suas tarefas diárias e atingir seus objetivos, melhorando o rendimento e contribuindo para a conquista de resultados positivos para a empresa.

 

A motivação está atrelada ao sentimento interno e individual de satisfação do indivíduo, fator que contribui para a elevação do bem-estar e do sentimento de prazer, competência e autodeterminação. Na vida é inevitável se deparar com momentos de apatia e falta de estímulo, mas deve-se ter atenção quando esse quadro passa a ganhar dimensão e a influenciar negativamente o dia a dia das pessoas. Cabe ao profissional identificar e buscar meios para “driblar” essa situação e garantir a motivação novamente.

 

E se a falta de motivação estiver rondando, invista em algumas dicas que certamente ajudarão a encarar os desafios com mais ânimo e disposição:

 

  • Identifique o que te impulsiona: cada pessoa sabe o que a motiva e, por isso, deve explorar e buscar os fatores que geram motivação.
  • Invista em autoconhecimento: descubra seus pontos positivos e suas fragilidades. Ao identificá-los, fica mais fácil encontrar caminhos.
  • Se for o caso, busque orientação profissional: vale investir em coaching executivo ou mesmo em psicoterapia para auxiliar na busca pela realização profissional.